sábado, 28 de maio de 2011

Sala de Atendimento Educacional Especializado da Escola Durmeval atende os alunos do Pólo 2 da SEDEC

Uma das inovações trazidas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) é o Atendimento Educacional Especializado (AEE), um serviço da educação especial que, "(...)identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas." (SEESP/MEC,2008).

"A escola tem que ser esse lugar em que as crianças têm oportunidade de serem elas mesmas e onde as diferenças não são escondidas, mas destacadas." (Mantoan)

A Sala de Recursos Multifuncionais é um espaço que se caracteriza pelo atendimento educacional especializado (AEE) a educandos e educandas com necessidades educativas especiais, ou seja, com algum tipo de deficiência.

Por ser uma ação do sistema de ensino, no sentido de acolher a diversidade ao longo do processo educativo, constitui-se num serviço disponibilizado por algumas escolas da rede municipal de ensino (de acordo com a legislação nacional), que favorece o suporte e o acesso necessário às salas regulares.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Durmeval Trigueiro Mendes, a partir de 2006 iniciou o AEE e conforme as necessidades da demanda, a partir de 2008 abriu espaço (como escola pólo) para o atendimento às escolas de todo Pólo 2. E em 2009, com o apoio e monitoramento da SEDEC (através da equipe da Coordenação de Educação Especial), acolheu alunos surdos das escolas e comunidades circunvizinhas, constituindo também um pólo centralizador de inserção e inclusão educacional destes alunos (as).


Atualmente a escola atende 45 alunos com deficiência, inclusive alunos surdos, com ensino de libras e língua portuguesa. A sala é organizada com materiais didáticos, pedagógicos e equipamentos que supram as devidas necessidades, onde os mesmos são atendidos em horário oposto por uma equipe que estimula a sua aprendizagem através de vários recursos pedagógicos.


Este espaço de aprendizagem tem como objetivos principais: proporcionar aos educandos com deficiência, atividades que favoreçam o seu desenvolvimento cognitivo, social e da auto-estima, bem como o aprefeiçoamento de suas habilidades, potencialidades e competências, a fim de que os mesmos possam atuar de forma participativa e inclusiva na sala de aula regular e no meio social.

O papel principal do AEE é oferecer o que não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações são definidas conforme o tipo de deficiência, numa perspectiva de complementar suas necessidades educacionais, isto é, não é Reforço Escolar.

As pedagogas da sala de AEE atuam de forma colaborativa com o professor da sala regular para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, ou seja, trabalham para que eles se socializem e desenvolvem outras ações para promover a inclusão destes alunos, de acordo com seu ritmo de aprendizagem, ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

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