sexta-feira, 20 de maio de 2011

Representantes de turmas são escolhidos na Semana de Protagonismo Infanto-Juvenil da escola



























































Desde a última segunda-feira, dia 16 de maio de 2011, foi lançado em abertura solene, na hora cívica, onde todos cantam o hino nacional, o lançamento do Edital de Eleição do Projeto Governo Estudantil, de autoria da Professora de Português Clécia Arantes.

Esta abertura foi feita, pela direção geral, equipe de especialistas, pais dos alunos e os demais professores e professoras envolvidos (as).

Durante toda a semana, procederam-se as atividades da semana de protagonismo infanto-juvenil, onde houveram discussões, produção de textos e cartazes sobre liderança, corrupção e democracia, etc. Tudo isso para a realização das eleições dos alunos considerados líderes e que culminou na sexta-feira, com o processo de votação dos representantes de turma.

As etapas do processo eleitoral apresentadas no edital foram as seguintes:

16.05-Lançamento e publicação do edital do governo estudantil no ginásio em momento solene, na abertura das aulas, na hora do hino nacional;

16.05 e 17.05-Conversa sobre liderança com as turmas;

17 a 19.05- Registro das candidaturas/Discussão sobre corrupção e democracia nas salas, com o professor responsável pela turma;

18.05-Produção de paródias;

18 e 19.05- Campanha eleitoral;

20.05- Organização do Comitê eleitoral/Mesários;

20.05-Produção da ata das eleições/Eleições dos representantes de turma 2011;

23.05-Posse dos eleitos.

Foi emocionante ver crianças, adolescentes e professores, todos sensibilizados e envolvidos na execução das tarefas descritas na programação do edital para o desenvolvimento do governo estudantil 2011.

Alguns momentos foram marcantes no ensino fundamental I: a construção por alunas do 5o A,B e C da urna de votação, a mesa composta pelos mesários mirins, que foram responsáveis pela assinatura da ata da turma e entrega das cédulas para votação, a produção dos textos e cartazes sobre liderança, corrupção e democracia, tudo na linguagem deles, é claro, e ao final, a contagem dos votos e também a divulgação do resultado das chapas vencedoras.


O próximo passo, após a posse dos eleitos, que será já na segunda-feira, dia 23 de maio de 2011, na abertura solene, na hora do hino nacional, é marcar uma reunião com todos os representantes de turma e construir, COM ELES, o plano de ação das atividades para o ano letivo.

Foram eleitas lideranças estudantis que junto à equipe pedagógica da escola, estarão juntos pensando e agindo, para melhorar cada vez mais a nossa escola. Comporão a comissão de alunos que protagonizarão ações como: melhoria no recreio monitorado, rádio escola e várias outras que serão construídas com eles.




Já no ensino fundamental II, o processo foi iniciado também na segunda-feira, após a publicação do edital e em seguida, uma equipe da APES (Associação Paraibana de Estudantes Secundaristas), facilitou uma conversa sobre: A importância de se eleger um líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário