quinta-feira, 5 de maio de 2011

Equipe de especialistas apresenta Proposta do Projeto Aluno Brilhante, Escola Fascinante


Esta semana a equipe de especialistas visitou todas as salas de aula apresentando a proposta do projeto Aluno Brilhante, Escola Fascinante. O Projeto está sendo implementado em caráter experimental e para tanto contamos com a colaboração de todos no sentido de avaliarmos, com bom senso, os erros e acertos, procurando melhorar o processo que sabemos irá contribuir sobremaneira para a aprendizagem do educando e reconhecimento do trabalho de toda equipe de educadores da escola Durmeval Trigueiro.

1. Será fixado em cada sala de aula uma espécie de termô
metro da turma, onde todas iniciam com a pontuação máxima (10), mas que poderá descer ou subir o nível, de acordo com a avaliação dos critérios estabelecidos.

2. Não poderá haver referência a este instrumento como forma de intimidar a turma ou constrangê-la a fazer qualquer atividade. Serve apenas como um elemento visual ao qual os alunos poderão seguir voluntariamente.

3. Esta nota que será publicada já será incluída como a nota qualitativa da turma.

4. Cada item da lista de avaliação deverá ser pontuado de 0 a 10 obtendo no final a média da turma.

5. A foto das turmas que garantirem o nível de excelência esperado poderá ser publicada nas comunidades da escola, em revista da SEDEC ou outro meio de comunicação permitido (providenciar autorização das famílias).

6. Para evitar o desânimo das turmas, as avaliações devem sempre priorizar conceitos acima de 50% como mínimo.

7. Situações particulares de turma ou de alunos deverão ser avaliadas com critério e cuidado.

8. Os resultados deverão ser divulgados nos encontros mensais com as famílias. E, se possível, com destaque para toda turma.

9. A avaliação e a definição da nota deverá ser feita pelo docente juntamente com a equipe pedagógica.

10. Os pontos onde houver perda de pontuação deverão ser avaliados e discutidos imediatamente para recuperação nas próximas avaliações.

PONTOS A SEREM AVALIADOS

  • Limpeza
  • Preservação do patrimônio
  • Poluição sonora;
  • Disciplina / Respeito Mútuo / Pontualidade / Comportamento / (50% da nota)
  • Aprendizagem conforme média global da turma.
  • Relações – Cultura de Paz
  • Frequência e evasão escolar da turma
  • Cuidado com material didático (livro didático e caderno)
  • Envolvimento das famílias na vida escolar (frequência nas reuniões da escola).


Este termômetro, como assim estamos chamando, tem o objetivo principal de dialogar com os alunos sobre regras, limites e contratos de convivência, para uma melhor socialização dos mesmos.

Os professores têm o papel primordial de ajudar na conscientização dos alunos, com vistas a manter a escola limpa, em condições adequadas para o desenvolvimento das práticas educativas e preservado-a para que possamos conviver em um ambiente limpo e prazeroso, onde possamos continuar aprendendo a desenvolver valores essenciais para a formação cidadã.

2 comentários:

  1. Parabéns !!!! são iniciativas como este projeto que me faz acreditar que é possivel transformar a realidade em que vivemos dentro das escolas de um modo geral... e que no DURMEVAL é diferente!!! TEMOS PESSOAS QUE ACREDITAM NUM MUNDO MELHOR E BATALHÃO PELA MUDANÇA!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, professora, nós podemos transformar sim, a sociedade em que vivemos, principalmente quando contamos em nossa equipe com um grupo de profissionais realmente comprometido com o processo de ensino e aprendizagem do indivíduo, como a que temos em nossa escola. Parabéns a todos os educadores da EMEFPDTM!

    ResponderExcluir