domingo, 22 de maio de 2011

CRAS do Cristo realiza encontro com as famílias da Escola Municipal Prof. Durmeval Trigueiro Mendes

Pelo menos 100 mães e/ou familiares da Escola Durmeval, do turno na manhã, estiveram presentes no encontro do CRAS do Cristo no último dia 18 de maio na escola.

O que é o CRAS?
O Centro de referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrantes do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, tem o seu atendimento caracterizado por uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.





O papel principal do CRAS-Centro de Referência da Assistência Social, que é uma entidade que faz parte da Rede Crer Ser e que é responsável pelo monitoramento das famílias dos bairros Cristo e Rangel é atender as necessidades das famílias de modo geral, segundo a situação apresentada, seja de cunho econômico, psicológico ou social.





Quando o CRAS realiza a reunião na escola, a segunda etapa do processo é pedir que as mesmas procurem este órgão público, que trabalha em rede com outras secretarias do município, para que todas as demandas sejam encaminhadas e que assim, os alunos possam estar em melhores condições de estudar e de aprender.





Segundo as técnicas do CRAS, Cristina Araújo, assistente social e Débora Silva, psicóloga, nenhuma família sai de lá sem ter tido ao menos uma resposta ou encaminhamento para os órgãos competentes.





O CRAS é uma das portas onde é acionado o SGD (Sistema de Garantia de Direitos).

Quanto aos atendimentos externos, quando a equipe técnica composta por uma assistente social e uma psicóloga visita as residências, faz um mapeamento da situação de vulnerabilidade social em que se encontra aquela família e procede assim os encaminhamentos, em seguida as profissionais elaboram um relatório, apontando a principal necessidade social da família, atuando então como retaguarda das crianças, adolescentes e jovens matriculados nas escolas públicas.





A pauta principal desta reunião foi: Mudanças no bolsa família e faltas dos alunos à escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário