domingo, 22 de maio de 2011

Projeto Bullying: Vivenciando afetividade no ambiente escolar é desenvolvido na escola

Já começaram as oficinas pedagógicas que fazem parte do Projeto Bullying: Vivenciando afetividade no ambiente escolar, que tem como responsável a psicóloga Karla Lucena.

As oficinas foram iniciadas com as turmas do

ensino fundamental I.

Refletir com os educandos sobre gestos intencionais de humilhação, agressividade verbal ou física e que provoca situações, onde alunos são excluídos, ameaçados, insultados ou apelidados é um dos principais objetivos do desenvolvimento deste projeto com os educandos de todas as turmas da Escola Durmeval.


A violência emergiu como um problema para os indivíduos e a sociedade, com diferentes manifestações que crescem de forma descontrolada e assusta toda a comunidade escolar, constituindo-se barreiras nas relações interpessoais.


Com esta problemática emergente nas escolas, o projeto tem como objetivos:

Objetivo Geral: Desenvolver e vivenciar ações concretas e reflexivas acerca da importância dos valores, com vistas à diminuição dos conflitos entre educandos e educandas, bem como de combate a possíveis comportamentos de bullying no ambiente escolar, ampliando as possibilidades de cooperação e de interação nos vários contextos onde são inseridos.

Objetivos Específicos:



  • Participar de oficinas pedagógicas e/ou palestras de sensibilização que abordem os valores, com a comunidade escolar em geral;


  • incluir na rotina pedagógica temas voltados para a prevenção e combate ao bullying;


  • promover a campanha para a extinção do apelido;


  • fomentar a troca da afetividade;



  • instituir líderes, incentivando o protagonismo infanto-juvenil, objetivando o apoio ao recreio monitorado;


  • melhorar a auto-estima dos educandos;


  • inserir o amigo anjo como forma de trabalhar as relações interpessoais com os alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário