Nossa História




A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Durmeval Trigueiro Mendes, foi criada pelo decreto Nº 2.384/92 e resolução 004/96, na gestão do então Prefeito Carlos Alberto Pinto Mangueira.
Este ano a Escola Professor Durmeval Trigueiro estará completando 20 anos de parceria com a comunidade do Rangel.
A Direção da Escola Professor Durmeval é formada pela pedagoga Ana Lúcia Pedrosa Costa (Diretora Geral) e pelas professoras Maria do Socorro Silva Cavalcante Viana (Adjunta da manhã), Teomary de Andrade Alves (Adjunta da tarde) e Maria Elizabete Oliveira Sousa (Adjunta da noite). Conta com o apoio de uma equipe psicopedagógica formada por duas psicólogas, um assistente social, duas supervisoras, uma orientadora educacional, 66 professores e 35 funcionários.
Atualmente a escola atende aproximadamente 1.200 (mil e duzentos) alunos distribuídos nos três turnos em turmas do Pré-Escolar ao 9º ano do Ensino Fundamental no turno diurno e Educação de Jovens e Adultos e PROJOVEM no turno noturno.
A escola Professor Durmeval Trigueiro, juntamente com outras 8 escolas (municipais e estaduais) e diversas entidades sociais locais, faz parte da Rede Crer Ser de proteção integral às crianças e adolescentes dos bairros Cristo e Rangel.
Desenvolve também os Programas: Mais Educação, Programa Escola Aberta, Segundo Tempo e Atendimento Educacional Especializado. Além disso, inclui na sua grade curricular Projetos interdisciplinares como o Projeto Xadrez Escolar, Recreio Monitorado, Rádio Escola e Rodas de Leitura.
Oferece ainda os seguintes instrumentos educacionais: Ginásio Poliesportivo, Biblioteca, Laboratório de Informática, Laboratório de Ciências e Banda Marcial
Conta ainda com o apoio e parceria do CRAS do Cristo, Unidades de Saúde da Família, Centro da Juventude Reuben Ramalho, Associação Cultural dos Moradores do Cristo e do Rangel, Fórum Permanente da Paz e da Cidadania, Conselho Gestor da Praça da Amizade e do Centro de Ação Comunitária do Rangel.
Assim sendo, baseada em concepções atuais da educação, as quais envolvem os valores da ética, da solidariedade, do respeito, da alteridade, da cidadania, da democracia e da cultura dos direitos humanos, a Escola Professor Durmeval Trigueiro Mendes objetiva a formação de cidadãos para o exercício pleno da cidadania e para a socialização da cultura dos direitos humanos.