domingo, 22 de maio de 2011

Escola Durmeval realiza atividades de conscientização contra o abuso e exploração sexual infanto-juvenil no dia 18 de maio









O dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo deste dia, é mobilizar os governos e as comunidades para combater essa forma cruel de violação de direitos de meninos, meninas e jovens. A violência sexual praticada em crianças e adolescentes pode manifestar-se de diversas formas, sendo as de maior ocorrência, o abuso sexual dentro da própria família e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico. Todas as suas experessões constituem crime, e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos.

A DENÚNCIA É A PRIMEIRA BARREIRA A SER VENCIDA NESSE ENFRENTAMENTO

"Chega a ser uma questão cultural, pois as pessoas têm muita dificuldade em falar no assunto e acionar no seu bairro, a rede de proteção integral."



É preciso ligar, denunciar e pensar no atendimento a vítima do abuso como um todo, seja na saúde, na assistência social, na educação e na assistência jurídica.

NÃO FIQUE CALADO (A). DENUNCIE. DISQUE 100

Casos ocorridos no Cristo e Rangel, denuncie ao:
Conselho Tutelar Região Sudeste- 3218-9123
ou dirija-se ao CRAS do Cristo, que faz todo o encaminhamento- 3214-4912.

Este foi o conteúdo do panfleto distribuído na Praça da Amizade, na mobilização promovida por entidades da Rede Crer Ser do Cristo e Rangel.



Nos dias 18 e 19 de maio na escola, foram realizadas palestras para os alunos do 7o ano, mostrando a importância de conhecer mais sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, para poderem saber como agir.

A conselheira tutelar Sandra Lima, do Conselho Tutelar Sudeste conversou com os alunos no dia 18 de maio. Os professores Sérgio e Elizabete, ambos de Ciências, trabalharam com suas turmas o tema e à tardinha, participaram de uma mobilização da Rede Crer Ser de Proteção às Crianças e Adolescentes do Cristo e Rangel, onde na Praça da Amizade, todos chamaram a atenção da comunidade para essa temática.



Esta mobilização foi feita pela Escola Durmeval em parceria com a Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão e a Escola Municipal Leônidas Santiago, que levou cartazes para apresentar para a comunidade, com o CRAS do Cristo, equipe do Pólo 2 da SEDEC, com o Centro da Juventude Reuben Ramalho, com a Rádio Cultural Alternativa do Cristo e Rangel e com a Associação Cultural dos Moradores do Cristo e Rangel, que, junto com as escolas, compõem a Rede Crer Ser de proteção integral às crianças e adolescentes do Cristo e Rangel.



Já no dia 19 de maio, Themis, educadora da Redexi, também continuou o trabalho, de conscientização dos alunos na Escola Durmeval sobre o combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil e ouviu dos alunos como é difícil falar em sexualidade dentro da própria casa, com os pais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário