domingo, 22 de maio de 2011

Projeto Bullying: Vivenciando afetividade no ambiente escolar é desenvolvido na escola

Já começaram as oficinas pedagógicas que fazem parte do Projeto Bullying: Vivenciando afetividade no ambiente escolar, que tem como responsável a psicóloga Karla Lucena.

As oficinas foram iniciadas com as turmas do

ensino fundamental I.

Refletir com os educandos sobre gestos intencionais de humilhação, agressividade verbal ou física e que provoca situações, onde alunos são excluídos, ameaçados, insultados ou apelidados é um dos principais objetivos do desenvolvimento deste projeto com os educandos de todas as turmas da Escola Durmeval.


A violência emergiu como um problema para os indivíduos e a sociedade, com diferentes manifestações que crescem de forma descontrolada e assusta toda a comunidade escolar, constituindo-se barreiras nas relações interpessoais.


Com esta problemática emergente nas escolas, o projeto tem como objetivos:

Objetivo Geral: Desenvolver e vivenciar ações concretas e reflexivas acerca da importância dos valores, com vistas à diminuição dos conflitos entre educandos e educandas, bem como de combate a possíveis comportamentos de bullying no ambiente escolar, ampliando as possibilidades de cooperação e de interação nos vários contextos onde são inseridos.

Objetivos Específicos:



  • Participar de oficinas pedagógicas e/ou palestras de sensibilização que abordem os valores, com a comunidade escolar em geral;


  • incluir na rotina pedagógica temas voltados para a prevenção e combate ao bullying;


  • promover a campanha para a extinção do apelido;


  • fomentar a troca da afetividade;



  • instituir líderes, incentivando o protagonismo infanto-juvenil, objetivando o apoio ao recreio monitorado;


  • melhorar a auto-estima dos educandos;


  • inserir o amigo anjo como forma de trabalhar as relações interpessoais com os alunos.


CRAS do Cristo realiza encontro com as famílias da Escola Municipal Prof. Durmeval Trigueiro Mendes

Pelo menos 100 mães e/ou familiares da Escola Durmeval, do turno na manhã, estiveram presentes no encontro do CRAS do Cristo no último dia 18 de maio na escola.

O que é o CRAS?
O Centro de referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrantes do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, tem o seu atendimento caracterizado por uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.





O papel principal do CRAS-Centro de Referência da Assistência Social, que é uma entidade que faz parte da Rede Crer Ser e que é responsável pelo monitoramento das famílias dos bairros Cristo e Rangel é atender as necessidades das famílias de modo geral, segundo a situação apresentada, seja de cunho econômico, psicológico ou social.





Quando o CRAS realiza a reunião na escola, a segunda etapa do processo é pedir que as mesmas procurem este órgão público, que trabalha em rede com outras secretarias do município, para que todas as demandas sejam encaminhadas e que assim, os alunos possam estar em melhores condições de estudar e de aprender.





Segundo as técnicas do CRAS, Cristina Araújo, assistente social e Débora Silva, psicóloga, nenhuma família sai de lá sem ter tido ao menos uma resposta ou encaminhamento para os órgãos competentes.





O CRAS é uma das portas onde é acionado o SGD (Sistema de Garantia de Direitos).

Quanto aos atendimentos externos, quando a equipe técnica composta por uma assistente social e uma psicóloga visita as residências, faz um mapeamento da situação de vulnerabilidade social em que se encontra aquela família e procede assim os encaminhamentos, em seguida as profissionais elaboram um relatório, apontando a principal necessidade social da família, atuando então como retaguarda das crianças, adolescentes e jovens matriculados nas escolas públicas.





A pauta principal desta reunião foi: Mudanças no bolsa família e faltas dos alunos à escola.

Escola Durmeval realiza atividades de conscientização contra o abuso e exploração sexual infanto-juvenil no dia 18 de maio









O dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo deste dia, é mobilizar os governos e as comunidades para combater essa forma cruel de violação de direitos de meninos, meninas e jovens. A violência sexual praticada em crianças e adolescentes pode manifestar-se de diversas formas, sendo as de maior ocorrência, o abuso sexual dentro da própria família e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico. Todas as suas experessões constituem crime, e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos.

A DENÚNCIA É A PRIMEIRA BARREIRA A SER VENCIDA NESSE ENFRENTAMENTO

"Chega a ser uma questão cultural, pois as pessoas têm muita dificuldade em falar no assunto e acionar no seu bairro, a rede de proteção integral."



É preciso ligar, denunciar e pensar no atendimento a vítima do abuso como um todo, seja na saúde, na assistência social, na educação e na assistência jurídica.

NÃO FIQUE CALADO (A). DENUNCIE. DISQUE 100

Casos ocorridos no Cristo e Rangel, denuncie ao:
Conselho Tutelar Região Sudeste- 3218-9123
ou dirija-se ao CRAS do Cristo, que faz todo o encaminhamento- 3214-4912.

Este foi o conteúdo do panfleto distribuído na Praça da Amizade, na mobilização promovida por entidades da Rede Crer Ser do Cristo e Rangel.



Nos dias 18 e 19 de maio na escola, foram realizadas palestras para os alunos do 7o ano, mostrando a importância de conhecer mais sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, para poderem saber como agir.

A conselheira tutelar Sandra Lima, do Conselho Tutelar Sudeste conversou com os alunos no dia 18 de maio. Os professores Sérgio e Elizabete, ambos de Ciências, trabalharam com suas turmas o tema e à tardinha, participaram de uma mobilização da Rede Crer Ser de Proteção às Crianças e Adolescentes do Cristo e Rangel, onde na Praça da Amizade, todos chamaram a atenção da comunidade para essa temática.



Esta mobilização foi feita pela Escola Durmeval em parceria com a Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão e a Escola Municipal Leônidas Santiago, que levou cartazes para apresentar para a comunidade, com o CRAS do Cristo, equipe do Pólo 2 da SEDEC, com o Centro da Juventude Reuben Ramalho, com a Rádio Cultural Alternativa do Cristo e Rangel e com a Associação Cultural dos Moradores do Cristo e Rangel, que, junto com as escolas, compõem a Rede Crer Ser de proteção integral às crianças e adolescentes do Cristo e Rangel.



Já no dia 19 de maio, Themis, educadora da Redexi, também continuou o trabalho, de conscientização dos alunos na Escola Durmeval sobre o combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil e ouviu dos alunos como é difícil falar em sexualidade dentro da própria casa, com os pais.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Representantes de turmas são escolhidos na Semana de Protagonismo Infanto-Juvenil da escola



























































Desde a última segunda-feira, dia 16 de maio de 2011, foi lançado em abertura solene, na hora cívica, onde todos cantam o hino nacional, o lançamento do Edital de Eleição do Projeto Governo Estudantil, de autoria da Professora de Português Clécia Arantes.

Esta abertura foi feita, pela direção geral, equipe de especialistas, pais dos alunos e os demais professores e professoras envolvidos (as).

Durante toda a semana, procederam-se as atividades da semana de protagonismo infanto-juvenil, onde houveram discussões, produção de textos e cartazes sobre liderança, corrupção e democracia, etc. Tudo isso para a realização das eleições dos alunos considerados líderes e que culminou na sexta-feira, com o processo de votação dos representantes de turma.

As etapas do processo eleitoral apresentadas no edital foram as seguintes:

16.05-Lançamento e publicação do edital do governo estudantil no ginásio em momento solene, na abertura das aulas, na hora do hino nacional;

16.05 e 17.05-Conversa sobre liderança com as turmas;

17 a 19.05- Registro das candidaturas/Discussão sobre corrupção e democracia nas salas, com o professor responsável pela turma;

18.05-Produção de paródias;

18 e 19.05- Campanha eleitoral;

20.05- Organização do Comitê eleitoral/Mesários;

20.05-Produção da ata das eleições/Eleições dos representantes de turma 2011;

23.05-Posse dos eleitos.

Foi emocionante ver crianças, adolescentes e professores, todos sensibilizados e envolvidos na execução das tarefas descritas na programação do edital para o desenvolvimento do governo estudantil 2011.

Alguns momentos foram marcantes no ensino fundamental I: a construção por alunas do 5o A,B e C da urna de votação, a mesa composta pelos mesários mirins, que foram responsáveis pela assinatura da ata da turma e entrega das cédulas para votação, a produção dos textos e cartazes sobre liderança, corrupção e democracia, tudo na linguagem deles, é claro, e ao final, a contagem dos votos e também a divulgação do resultado das chapas vencedoras.


O próximo passo, após a posse dos eleitos, que será já na segunda-feira, dia 23 de maio de 2011, na abertura solene, na hora do hino nacional, é marcar uma reunião com todos os representantes de turma e construir, COM ELES, o plano de ação das atividades para o ano letivo.

Foram eleitas lideranças estudantis que junto à equipe pedagógica da escola, estarão juntos pensando e agindo, para melhorar cada vez mais a nossa escola. Comporão a comissão de alunos que protagonizarão ações como: melhoria no recreio monitorado, rádio escola e várias outras que serão construídas com eles.




Já no ensino fundamental II, o processo foi iniciado também na segunda-feira, após a publicação do edital e em seguida, uma equipe da APES (Associação Paraibana de Estudantes Secundaristas), facilitou uma conversa sobre: A importância de se eleger um líder.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Correio Criança 2


Mais uma vez ficamos imensamente felizes ao vermos mais uma publicação de um de nossos alunos no Jornal Correio. Desta vez uma reportagem com os nossos alunos e um texto do aluno Flawber Silva de Oliveira do 5º ano A. Coincidentemente hoje (16/05) é também o aniversário de Flawber.
Parabéns duplamente, Flawbert!

domingo, 15 de maio de 2011

ESTIVEMOS VISITANDO A ALDEIA FLOR D´ÁGUA - UM ESPAÇO DE RESERVA FLORESTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - COM O OBJETIVO DE CONSCIENTIZAR NOSSOS ALUNOS DA IMPORTÂNCIA DE VIVER HARMONIOSAMENTE COM A NATUREZA.O DIA FOI BASTANTE DINÂMICO COM VISITA A UMA CASA CONSTRUÍDA COM MATERIAIS RECICLADOS, TRILHA ECOLÓGICA, BANHO DE ARGILA, BANHOS DE PISCINAS NATURAIS E JOGOS DIVERSOS.VEJAM AS IMAGENS QUE FICARÃO EM NOSSA MEMÓRIA.Visitando a aldeia
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segunda-feira, 9 de maio de 2011

Alunos DTM - Caderno Criança Jornal Correio


Nesta última quinta-feira recebemos com alegria a visita de uma equipe do Jornal Correio da Paraíba, trazendo vários exemplares do Caderno Correio Criança onde 3 de nossos alunos tiveram seus trabalhos publicados:

Thiago de Souza Ferreira - 5º ano C, PamellaThalita dos Santos Ataíde - 5º ano C e Gisely da Silva Teixeira - 3º ano C.

As repórteres Márcia e Janaína desenvolveram várias atividades, bastante divertidas, com os alunos participantes do Projeto Leitura no Recreio, o que fomentou ainda mais o interesse dos alunos pela leitura de livros e jornais. Os alunos ficaram tão empolgados com a publicação de seus trabalhos no jornal que arriscaram até algumas sugestões para a próxima edição.

Ficamos bastante felizes em publicar neste espaço as produções dos nossos alunos.