sábado, 7 de maio de 2011
Homenagem às Mães
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Campanha de Prevenção às Drogas
Por ocasião da visita da Equipe de Especialistas às salas de aula para apresentar o Projeto Aluno Brilhante, Escola Fascinante, foi apresentada também a mascote da Campanha de Prevenção às Drogas, que faz parte do Projeto Elos. A mascote ( um Mico Leão Dourado) foi escolhida dentre 68 desenhos feitos pelos alunos do 5º ao 8º ano das escolas da Rede Municipal.
A função da mascote será a de estimular o debate em sala de aula sobre prevenção às drogas. Será colocada uma “caixa de diálogo”, em lugar acessível na escola, onde os estudantes poderão depositar suas perguntas sobre a temática das drogas.
O Mico leão irá esclarecer essas dúvidas dando informações e divulgando os assuntos mais pertinentes através de informativos e cartazes. Paralelamente estarão sendo desenvolvidas, nos três turnos, ações preventivas e educativas tentando informar, esclarecer e debater o tema a partir da visão do aluno.
Na “caixa de diálogo” que está sendo apresentada em todas as turmas, a pergunta principal é: “Alguma dúvida sobre drogas?”
Ficamos satisfeitos em perceber que os alunos, assim que foi apresentada a caixa de diálogo, já se mostraram interessados em depositar suas perguntas.
Então pessoal, não vamos pagar esse mico usando drogas!
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Equipe de especialistas apresenta Proposta do Projeto Aluno Brilhante, Escola Fascinante
1. Será fixado em cada sala de aula uma espécie de termô
3. Esta nota que será publicada já será incluída como a nota qualitativa da turma.
4. Cada item da lista de avaliação deverá ser pontuado de 0 a 10 obtendo no final a média da turma.
5. A foto das turmas que garantirem o nível de excelência esperado poderá ser publicada nas comunidades da escola, em revista da SEDEC ou outro meio de comunicação permitido (providenciar autorização das famílias).
6. Para evitar o desânimo das turmas, as avaliações devem sempre priorizar conceitos acima de 50% como mínimo.
7. Situações particulares de turma ou de alunos deverão ser avaliadas com critério e cuidado.
8. Os resultados deverão ser divulgados nos encontros mensais com as famílias. E, se possível, com destaque para toda turma.
9. A avaliação e a definição da nota deverá ser feita pelo docente juntamente com a equipe pedagógica.
10. Os pontos onde houver perda de pontuação deverão ser avaliados e discutidos imediatamente para recuperação nas próximas avaliações.
PONTOS A SEREM AVALIADOS
- Limpeza
- Preservação do patrimônio
- Poluição sonora;
- Disciplina / Respeito Mútuo / Pontualidade / Comportamento / (50% da nota)
- Aprendizagem conforme média global da turma.
- Relações – Cultura de Paz
- Frequência e evasão escolar da turma
- Cuidado com material didático (livro didático e caderno)
- Envolvimento das famílias na vida escolar (frequência nas reuniões da escola).
Este termômetro, como assim estamos chamando, tem o objetivo principal de dialogar com os alunos sobre regras, limites e contratos de convivência, para uma melhor socialização dos mesmos.
Os professores têm o papel primordial de ajudar na conscientização dos alunos, com vistas a manter a escola limpa, em condições adequadas para o desenvolvimento das práticas educativas e preservado-a para que possamos conviver em um ambiente limpo e prazeroso, onde possamos continuar aprendendo a desenvolver valores essenciais para a formação cidadã.
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Desenvolvimento do Projeto Brincar: Por uma cultura de paz no recreio em 2011
E também:
Realizar atividades livres, lúdicas e prazerosas no turno da manhã;
v desenvolver brincadeiras como: cantinho da Leitura, pula corda, dança do bambolê, vídeos educativos,dama, dominó, músicas, gibiteca, bola, futebol de prego, etc;
v exercitar a pedagogia do afeto;
v trabalhar as regras de convivência;
v exercitar os jogos cooperativos e não competitivos;
v Utilizar coletes coloridos para os educandos e educadores colaboradores do recreio, com vistas a estimular a autonomia e o protagonismo daqueles que desejarem ser co-partícipes nesta ação de dinamização do recreio.
O público alvo do projeto são todos os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I
Vem que tá na hora do recreio...
Vem que tá na hora de brincar...
Vem que tá na hora do recreioooooooooooo...
Hora da gente se encontraaaaaaaaaaaaarrrrr.
É muito legal a nossa hora de brincar.
A gibiteca é muito procurada por crianças dos 6 aos11 anos, pois os quadrinhos para eles são bem atrativos.
Vejam só que legal este breve vídeo do nosso recreio monitorado, como assim o chamamos:
A professora Helena Guechman desenvolve o cantinho da leitura no recreio três dias na semana, encantando as crianças através das contações de histórias.
Seu Juvanildo, educador de apoio do recreio monitorado brinca de dama e futebol de prego.
Os meninos adoram.
um dia na semana do recreio, brincando e facilitando os jogos
pedagógicos com as crianças.
Olha os protagonistas aí gente. Alguns alunos do
Programa Mais Educação também participam
como protagonistas do re
Estamos em processo de formação de novos protagonistas do 6º ano e do Programa Mais
Educação, para deixar cada vez mais nosso recreio
bem animado e sem brigas.
Projeto Crer Ser - rodas de leitura

Melhorar o desempenho dos alunos em leitura e escrita com vistas a melhorar os índices do IDEB das escolas envolvidas.




quarta-feira, 27 de abril de 2011
Semana da Alimentação Saudável - Ensino fundamental I - 28.03 a 01.04

As turmas do 5o ano fizeram na cantina da escola junto com as professoras, receitas de alimentos saudáveis. As professoras Anete e Juszetty orientaram este trabalho. As receitas feitas pelos alunos junto com as professoras foram: salada de frutas e suco de abacaxi com limão e couve e estava tudo uma delícia Toda a escola degustou. Isso é que é ensinar as criança a se alimentar.



Alunos do 4º e 5º ano do Projeto de Leitura coordenado pela Professora Helena Guerchman apresentam cartaz sobre alimentação saudável da culminância do evento.
Parabéns a todos os educadores e educadoras que se empenharam na realização deste trabalho!
sábado, 23 de abril de 2011
É Tempo de Páscoa!
"meditar, de buscar, de agradecer, de plantar a paz.
Tempo de oração!!!
Tempo de abrir os braços, de abrir as mãos e de ser mais irmão.
Tempo de recomeçar!
Tempo de concessão, de compromisso, de salvação. Tempo de perdão.
Tempo de libertar, de libertação, de passagem, de passar...
Para onde? Para a luz, para o amor, para a vida que é eterna!
Tempo de Ressurreição"
Feliz Páscoa a todos os que têm nos ajudado a fazer da Escola Durmeval uma grande família.