sábado, 7 de maio de 2011

Homenagem às Mães

Porque todas são muito especiais!!!


Para Sempre

Por que Deus permite
que as mães vão se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não se apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
Carlos Drummond de Andrade


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Campanha de Prevenção às Drogas


Por ocasião da visita da Equipe de Especialistas às salas de aula para apresentar o Projeto Aluno Brilhante, Escola Fascinante, foi apresentada também a mascote da Campanha de Prevenção às Drogas, que faz parte do Projeto Elos. A mascote ( um Mico Leão Dourado) foi escolhida dentre 68 desenhos feitos pelos alunos do 5º ao 8º ano das escolas da Rede Municipal.

A função da mascote será a de estimular o debate em sala de aula sobre prevenção às drogas. Será colocada uma “caixa de diálogo”, em lugar acessível na escola, onde os estudantes poderão depositar suas perguntas sobre a temática das drogas.

O Mico leão irá esclarecer essas dúvidas dando informações e divulgando os assuntos mais pertinentes através de informativos e cartazes. Paralelamente estarão sendo desenvolvidas, nos três turnos, ações preventivas e educativas tentando informar, esclarecer e debater o tema a partir da visão do aluno.

Na “caixa de diálogo” que está sendo apresentada em todas as turmas, a pergunta principal é:Alguma dúvida sobre drogas?”

Ficamos satisfeitos em perceber que os alunos, assim que foi apresentada a caixa de diálogo, já se mostraram interessados em depositar suas perguntas.

Então pessoal, não vamos pagar esse mico usando drogas!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Equipe de especialistas apresenta Proposta do Projeto Aluno Brilhante, Escola Fascinante


Esta semana a equipe de especialistas visitou todas as salas de aula apresentando a proposta do projeto Aluno Brilhante, Escola Fascinante. O Projeto está sendo implementado em caráter experimental e para tanto contamos com a colaboração de todos no sentido de avaliarmos, com bom senso, os erros e acertos, procurando melhorar o processo que sabemos irá contribuir sobremaneira para a aprendizagem do educando e reconhecimento do trabalho de toda equipe de educadores da escola Durmeval Trigueiro.

1. Será fixado em cada sala de aula uma espécie de termô
metro da turma, onde todas iniciam com a pontuação máxima (10), mas que poderá descer ou subir o nível, de acordo com a avaliação dos critérios estabelecidos.

2. Não poderá haver referência a este instrumento como forma de intimidar a turma ou constrangê-la a fazer qualquer atividade. Serve apenas como um elemento visual ao qual os alunos poderão seguir voluntariamente.

3. Esta nota que será publicada já será incluída como a nota qualitativa da turma.

4. Cada item da lista de avaliação deverá ser pontuado de 0 a 10 obtendo no final a média da turma.

5. A foto das turmas que garantirem o nível de excelência esperado poderá ser publicada nas comunidades da escola, em revista da SEDEC ou outro meio de comunicação permitido (providenciar autorização das famílias).

6. Para evitar o desânimo das turmas, as avaliações devem sempre priorizar conceitos acima de 50% como mínimo.

7. Situações particulares de turma ou de alunos deverão ser avaliadas com critério e cuidado.

8. Os resultados deverão ser divulgados nos encontros mensais com as famílias. E, se possível, com destaque para toda turma.

9. A avaliação e a definição da nota deverá ser feita pelo docente juntamente com a equipe pedagógica.

10. Os pontos onde houver perda de pontuação deverão ser avaliados e discutidos imediatamente para recuperação nas próximas avaliações.

PONTOS A SEREM AVALIADOS

  • Limpeza
  • Preservação do patrimônio
  • Poluição sonora;
  • Disciplina / Respeito Mútuo / Pontualidade / Comportamento / (50% da nota)
  • Aprendizagem conforme média global da turma.
  • Relações – Cultura de Paz
  • Frequência e evasão escolar da turma
  • Cuidado com material didático (livro didático e caderno)
  • Envolvimento das famílias na vida escolar (frequência nas reuniões da escola).


Este termômetro, como assim estamos chamando, tem o objetivo principal de dialogar com os alunos sobre regras, limites e contratos de convivência, para uma melhor socialização dos mesmos.

Os professores têm o papel primordial de ajudar na conscientização dos alunos, com vistas a manter a escola limpa, em condições adequadas para o desenvolvimento das práticas educativas e preservado-a para que possamos conviver em um ambiente limpo e prazeroso, onde possamos continuar aprendendo a desenvolver valores essenciais para a formação cidadã.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Desenvolvimento do Projeto Brincar: Por uma cultura de paz no recreio em 2011

O objetivo principal do projeto brincar é trabalhar a convivência e o relacionamento de forma mais saudável no horário do recreio, minimizando os conflitos.













E também:

Realizar atividades livres, lúdicas e prazerosas no turno da manhã;

v desenvolver brincadeiras como: cantinho da Leitura, pula corda, dança do bambolê, vídeos educativos,dama, dominó, sicas, gibiteca, bola, futebol de prego, etc;

v exercitar a pedagogia do afeto;

v trabalhar as regras de convivência;

v exercitar os jogos cooperativos e não competitivos;

v Utilizar coletes coloridos para os educandos e educadores colaboradores do recreio, com vistas a estimular a autonomia e o protagonismo daqueles que desejarem ser co-partícipes nesta ação de dinamização do recreio.

O público alvo do projeto são todos os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I




Vem que tá na hora do recreio...

Vem que tá na hora de brincar...

Vem que tá na hora do recreioooooooooooo...

Hora da gente se encontraaaaaaaaaaaaarrrrr.

É muito legal a nossa hora de brincar.


A gibiteca é muito procurada por crianças dos 6 aos11 anos, pois os quadrinhos para eles são bem atrativos.












Vejam só que legal este breve vídeo do nosso recreio monitorado, como assim o chamamos:





A professora Helena Guechman desenvolve o cantinho da leitura no recreio três dias na semana, encantando as crianças através das contações de histórias.








Seu Juvanildo, educador de apoio do recreio monitorado brinca de dama e futebol de prego.
Os meninos adoram.
















A intérprete de libras Rozelma também participa
um dia na semana do recreio, brincando e facilitando os jogos
pedagógicos com as crianças.













Olha aí a intérprete de novo, na animação da brincadeira de roda.


















Olha os protagonistas aí gente. Alguns alunos do
Programa Mais Educação também participam
como protagonistas do recreio.

Estamos em processo de formação de novos protagonistas do 6º ano e do Programa Mais
Educação, para deixar cada vez mais nosso recreio
bem animado e sem brigas.

Projeto Crer Ser - rodas de leitura


A RODA DE LEITURA É A ATIVIDADE MAIS SIGNIFICATIVA DO PROJETO CRER SER EM TEMPO INTEGRAL


Objetivo geral

Melhorar o desempenho dos alunos em leitura e escrita com vistas a melhorar os índices do IDEB das escolas envolvidas.

Objetivo Específico
Desenvolver nos alunos as Competências e Habilidades em Leitura e Escrita.

Como se desenvolve na Escola Durmeval Trigueiro e nas outras escolas envolvidas no Projeto?

Cada turma tem um dia agendado na biblioteca, durante a semana, especialmente dedicado às atividades de leitura. A participação e interação dos alunos é estimulada pelo professor(a);

Os alunos manuseiam os livros na biblioteca, na sala de aula e nos diversos espaços da escola;

Escolhem os livros para levarem emprestado para casa
e assim envolver os familiares no hábito da leitura;


Os alunos criam o hábito de ouvir histórias contadas pelo professor,
contadas pelos colegas e a contar ele próprio as histórias que leu aos seus colegas e professores;

Aprendem a escrever e reescrever textos originais que são publicados nas Mostra de Leitura da escola;

Realizam dramatizações, esquetes, criação de fantoches e representações de acordo com as histórias vivenciadas pela turma;

As Rodas de Leitura acontecem na sala de aula, na biblioteca, no ginásio, nos jardins ou em qualquer outro espaço de aprendizagem;



As Mostras Interdisciplinares de Leitura e lançamentos dos livros com os textos e imagens criadas pelos alunos são os resultados finais das Rodas de Leitura.



quarta-feira, 27 de abril de 2011

Semana da Alimentação Saudável - Ensino fundamental I - 28.03 a 01.04


A Semana de Alimentação Saudável do ensino fundamental I foi um sucesso


A turma do 5o ano visita a Feira do Rangel e a Professora Juszetty dá uma aula de Alimentação Saudável.
A segunda parte da aula foi terminar a temática na Biblioteca Lúcio Lins utilizando os módulos sobr
e alimentação saudável, ressignificando cada vez mais o tema.


As turmas do 5o ano fizeram na cantina da escola junto com as professoras, receitas de alimentos saudáveis. As professoras Anete e Juszetty orientaram este trabalho. As receitas feitas pelos alunos junto com as professoras foram: salada de frutas e suco de abacaxi com limão e couve e estava tudo uma delícia Toda a escola degustou. Isso é que é ensinar as criança a se alimentar.


Obaaaaaaaaaa. Hora das turmas descerem para o Ginário para se apresentarem. Foi no dia 01 de abril, que todas as turmas apresentaram o resultado dos trabalhos desenvolvidos, onde todos de maneira bastante significativa realizaram primeiro o desfile das turmas, que desce
ram caracterizadas de frutas ou legumes, logo após as apresentações artísticas e por último a degustação dos alimentos da mesa de alimentação saudável.


Alunos das turmas do 7o ano da tarde apresentam para as turmas do 1o e 2o ano da manhã uma peça de teatro sobre Alimentação Saudável, sob a coordenação da Professora de Artes, Margarida.
Aqui mais um momento rico de aprendizagem significativa para as crianças do ensino fundamental I, sem falar no protagonismo exercido pelos alunos do turno da tarde. Valeu Professora Margarida.


As turmas do Reforço Escolar realizaram apresentação nas salas de aula com o tema: Viver bem, para todas as turmas do fund. I e para os demais setores da escola. A responsável por isso, Marlivânia preparou um grupo de alunos dos 5º A, B e C para serem protagonistas da ação.


Alunos do 4º e 5º ano do Projeto de Leitura coordenado pela Professora Helena Guerchman apresentam cartaz sobre alimentação saudável da culminância do evento.


Parabéns a todos os educadores e educadoras que se empenharam na realização deste trabalho!


sábado, 23 de abril de 2011

É Tempo de Páscoa!

É Tempo de Páscoa, é tempo de...

"meditar, de buscar, de agradecer, de plantar a paz.

Tempo de oração!!!

Tempo de abrir os braços, de abrir as mãos e de ser mais irmão.

Tempo de recomeçar!

Tempo de concessão, de compromisso, de salvação. Tempo de perdão.

Tempo de libertar, de libertação, de passagem, de passar...

Para onde? Para a luz, para o amor, para a vida que é eterna!

Tempo de Ressurreição"

Feliz Páscoa a todos os que têm nos ajudado a fazer da Escola Durmeval uma grande família.