A RODA DE LEITURA É A ATIVIDADE MAIS SIGNIFICATIVA DO PROJETO CRER SER EM TEMPO INTEGRAL
Melhorar o desempenho dos alunos em leitura e escrita com vistas a melhorar os índices do IDEB das escolas envolvidas.
Objetivo Específico
Desenvolver nos alunos as Competências e Habilidades em Leitura e Escrita.
Como se desenvolve na Escola Durmeval Trigueiro e nas outras escolas envolvidas no Projeto?
Cada turma tem um dia agendado na biblioteca, durante a semana, especialmente dedicado às atividades de leitura. A participação e interação dos alunos é estimulada pelo professor(a);
Os alunos manuseiam os livros na biblioteca, na sala de aula e nos diversos espaços da escola;
Escolhem os livros para levarem emprestado para casa
e assim envolver os familiares no hábito da leitura;
Os alunos criam o hábito de ouvir histórias contadas pelo professor,
contadas pelos colegas e a contar ele próprio as histórias que leu aos seus colegas e professores;
Aprendem a escrever e reescrever textos originais que são publicados nas Mostra de Leitura da escola;
Realizam dramatizações, esquetes, criação de fantoches e representações de acordo com as histórias vivenciadas pela turma;
As Rodas de Leitura acontecem na sala de aula, na biblioteca, no ginásio, nos jardins ou em qualquer outro espaço de aprendizagem;
As Mostras Interdisciplinares de Leitura e lançamentos dos livros com os textos e imagens criadas pelos alunos são os resultados finais das Rodas de Leitura.
Parabéns pelo Projeto Crer Ser- rodas de leitura! Que isso venha servir de exemplo para muitos e que seja colocando em prática nos lares também.
ResponderExcluir