terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mostra Interdisciplinar de Leitura oportuniza ensino fundamental I a apresentar os trabalhos das rodas de leitura no 1o semestre


A Escola Durmeval realizou no dia 11 de agosto de 2011, em comemoração ao dia do estudante, a Mostra Interdisciplinar de Leitura, que trouxe os resultados do trabalho executado por todas as turmas do ensino fundamental I. Na ocasião além da mostra dos stands com os trabalhos dos alunos, foi lançada a coletânea dos melhores textos das rodas de leitura, referente ao 1o semestre e também a publicação do Jornal Pequeno Leitor, realizado pelas turmas do 5o ano da escola.



Todas as professoras presentes, com a direção e a equipe pedagógica iniciaram cantando o hino nacional brasileiro, em seguida começaram as apresentações artísticas de cada sala de aula, referente a culminância do trabalho de rodas de leitura do 1o semestre de 2011.




As crianças se encantaram com o grande acervo de livros paradidáticos infanto-juvenis
que existe na biblioteca Lúcio Lins.

As professoras Mônica, Ivana, Idinádja e Quérima realizaram um trabalho com foco no gênero textual: Contos e apresentaram seu stand com os trabalhos das duas turmas.


Os 2os anos lançaram também no seu stand, um portfólio com os trabalhos de leitura e escrita mais significativos de cada aluno. Parabéns professoras, por ressignificarem o ambiente alfabetizador de seus alunos, tornando-os no futuro sujeitos de direitos do conhecimento e não apenas meros expectadores de quem lhes repassa o saber.


As turmas do 1o ano apresentaram a música: Emília, a boneca gente homenageando Monteiro Lobato e os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, além de exporem seus trabalhos no stand.






Ja as turmas do 2o ano apresentaram
esquete: No reino das letras felizes, coordenada pela professora Idinádja, com a ajuda da professora Quérima que interpretou a rainha que tinha o papel de levar as letras a se unirem para formarem palavras e frases.



O 3o ano C apresentou uma bonita performance baseada na música de Toquinho, Aquarela, onde as crianças encenaram cada parte da letra da música. Esta performance foi coordenada pela professora Geane Matias. As crianças nos encantaram.

Vejam agora o trabalho e a dedicação das professoras Nilda e Éricka do 3o ano. O 3o A e B apresentaram poemas elaborados pelos próprios alunos.
O 4o A e B fez seu trabalho além de explorar vários tipos de gêneros textuais, apresentou a Fábula: A galinha ruiva, onde os alunos das duas turmas fizeram uma belíssima apresentação. Os responsáveis pela apresentação foram as professoras Kátia Cilene, Nívea, Fabiano, intérprete e Anderson, professor de artes. Confira:


À esquerda, o stand das duas turmas dos 4os anos:

As três turmas do 5o ano elaboraram durante o primeiro semestre vários cordéis sobre diversas temáticas trabalhadas por ocasião dos projetos desenvolvidos na escola como: prevenção as drogas, educando para o trânsito, direitos das crianças e dos adolescentes, entre outros. As professoras Anete, Juszetty e Fátima Maciel são as responsáveis pela confecção dos cordéis, juntamente com os alunos protagonistas.




E a Mostra de Leitura continua levando os talentos dos alunos protagonistas das rodas de leitura. Os alunos dos 4os e 5os anos, do Projeto Leitura no Recreio, coordenado pela professora Helena Guechman também participaram com o Cordel do Amigo, ressaltando as relações e a cultura de paz que são trabalhadas no dia a dia da escola, por todas as turmas, dentro do Projeto Elos.



Em seguida foi apresentado um pequeno seminário construído por um grupo de alunos que participam do reforço escolar da Rede Crer Ser sobre o Ano Cultural Políbio Alves, trazendo poesias e poemas construídos ao longo do desenvolvimento do projeto do ano cultural, que na escola Durmeval este ano, é coordenado pela psicóloga Karla Lucena e pela professora Marlivania Andrade.


Ao final, foi lançado o Jornal Pequeno Leitor, que faz parte do Projeto: Elaborando mini projetos no laboratório de informática, coordenado pela professora Jeane Garcia. O jornal foi construído juntamente com as três professoras dos 5os anos Anete, Juszetty e Fátima Maciel. As melhores produções dos seus alunos, culminaram na confecção do jornal, que teve como editoras: Jeane Garcia, Helena Guechman e também a equipe do Correio Criança.




Vamos conhecer alguns stands com os trabalhos de gêneros textuais trabalhados que foram: os trabalhos dos alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais e também o Stand com os trabalhos do Ano Cultural Políbio Alves.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário