segunda-feira, 21 de março de 2011

Planejamento do Programa Escola Aberta

A diretoria da escola, o professor comunitário, coordenador escolar e os (as) oficineiros (as) realizaram do dia de hoje, 19 de março de 2011, turno manhã, o planejamento mensal das atividades do Escola Aberta nessa unidade de ensino.

Como forma de fazer valer a interação entre as ações do Programa com as da escola regular e de outras entidades ou instituições públicas e/ou privadas, as quais tenham objetivos identificados com o processo de socialização da construção de uma cultura de paz e a formação para o exercício pleno da cidadania, o programa Escola Aberta e a escola Prof. Durmeval Trigueiro Mendes definiram como tema de trabalho: Responsabilidade Social, Prevenção à Dengue e Cuidados com a Saúde da Mulher.

Os trabalhos foram iniciados às 8h30, com a apresentação do grupo de hip hop e prosseguiram com a palestra: SAÚDE DA MULHER E PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, proferida pela médica do PSF/Rangel III - Alice. Cerca de 40 pessoas participaram da exposição que contou com demonstração de objetos representativos de corpos masculinos e femininos para a orientação a respeito de higiene corporal, utilização correta de preservativos anticoncepcionais, esclarecimentos sobre as diversas doenças sexualmente transmissíveis e como elas afetam a vida do paciente. Além disso, a médica chamou a atenção para a necessidade de que cada pessoa conheça bem o funcionamento de seu corpo.

Ainda como elemento introdutório do planejamento específico de cada oficina pedagógica, o agente de saúde, coordenador dos agentes ambientais no bairro do Rangel, realizou uma palestra sobre PREVENÇÃO À DENGUE. Com a apresentação de um vídeo, ele expôs desde o processo de reprodução do mosquito transmissor, até os cuidados que cada um deve tomar para evitar a reprodução do inseto e, logicamente, a dengue.

As palestras foram seguidas de debates, revestidos de motivação e interesse de cada participante do evento. O que nos deu segurança de que a escolha do tema foi, certamente, correta e também nos mostrou a necessidade de continuidade do processo educativo referente à saúde integral, especialmente, concernente ao conhecimento da sexualidade de cada pessoa da comunidade escolar e a vivência sadia das relações sexuais.

Ao final, a diretora Ana Lúcia Pedrosa e o professor comunitário Enildo da Paixão agradeceram as participações dos profissionais da saúde e os convidaram para outras atividades que deverão ser realizadas na escola em parceria com eles e demais pessoas dos PSFs do Rangel e do Cristo.

O planejamento continuou com o plano de trabalho específico de cada um dos oficineiros para o período de 12/03 a 09/04 de 2011 e com o planejamento geral da coordenação, da diretoria da escola e do professor comunitário para o prosseguimento das atividades educacionais e comunitárias sobre a Prevenção à dengue e os cuidados com a saúde da mulher. Sobre isto, ficou decidido que os dias 01/04 e 02/04 serão destinados a atividades de mobilização na escola e na comunidade do Rangel, respectivamente. Tudo, antecedido de palestras, debates e exposições com educadores e educandos no interior da escola. No dia 02, às 15h, uma caminhada com todos os que fazem o programa Escola Aberta, a comunidade escolar e pessoas das comunidades circunvizinhas será o ápice desse processo de formação. Recomenda-se a participação de todos e de todas interessados (as) na educação para saúde integral - cidadania na educação. É fundamental que as pessoas tragam cartazes, bandeirolas, instrumentos de percussão, apitos, usem roupas brancas e, para quem possui, a bicicleta é um bom atrativo.

O encerramento dos trabalhos foi antecipado pelo informe de que no dia 09/04 acontecerá a próxima reunião de planejamento do programa Escola Aberta neste mesmo local. Só que desta vez, no turno da tarde.

João Pessoa, 19 de março de 2011.

Ana Lúcia Pedrosa Costa (Diretora)

Enildo da Paixão Rodrigues (Professor comunitário)

Leandro Charles da S. Oliveira (Coordenador)

Contribuição do Professor Comunitário do Programa Escola Aberta, Enildo da Paixão Rodrigues

2 comentários:

  1. Ficou muito bom o registro dessa atividade. Pena que não pude estar presente. A cada dia fico mais feliz em ver que toda equipe está se tornando cada vez melhor na realização do trabalho articulado. É dessa forma, com ações articuladas, integração da equipe, elementos motivadores e esforço que vamos alcançar o tão sonhado reconhecimento de escola de referência em Educação. Aproveitei pra divular no meu blog também.

    ResponderExcluir
  2. E assim, vamos tecendo uma rede... onde todos são autores comprometidos com o sucesso de nossas crianças/adolescentes. Acredito muito que estamos no caminho certo.

    ResponderExcluir