terça-feira, 15 de março de 2011

Otimização de recursos multimídia

Estivemos reunidos neste sábado (12/03/2011) para o nosso planejamento mensal, que teve como objetivo promover a otimização dos recursos multimídia existentes na escola.

Conhecer os equipamentos e aprender a manuseá-los é o primeiro passo para utilizá-los, enquanto recursos pedagógicos extremamente atrativos, para dinamizar nossas aulas e consequentemente prender a atenção da meninada.

Os equipamentos foram dispostos no laboratório para que todos tivessem conhecimento do que existe, em termos de recurso multimídia, na nossa escola para despertar e melhorar o ensino e a aprendizagem de nossos alunos. Em seguida foi solicitado que cada participante escrevesse um pouco sobre suas dificuldades relacionadas aos recursos multimídia. Diante disto, e em virtude da grande quantidade de equipamentos, priorizamos a utilização do projetor de imagem e retroprojetor para a aula expositiva, uma vez que a dificuldade com estes equipamentos foi a mais citada pelos profissionais nos seus relatos.

O professor Simão mostrou através de slides e ‘in loco’, diversos equipamentos e formas de colocá-los em funcionamento, apresentando questões técnicas quanto ao funcionamento dos equipamentos, como voltagem, conectores, capacidade, cabos, manuseio, etc. Neste momento todos aproveitaram para esclarecer suas dúvidas e compartilhar sua familiaridade com alguns dos equipamentos, como a professora Elizabete que deu um show no uso do retro-projetor.

Hora de botar a mão na massa e ver tudo o que aprendeu. A parte prática. O grupo foi dividido em equipes e lançado o desafio: Ligar o notebook, caixa amplificada e projetor de imagens no menor espaço de tempo. Foi bom ver que muita gente perdeu o receio de manusear o equipamento, que ia do medo de quebrar ou danifica-lo ao de machuca-se com eles. Bom ver que todos aproveitaram o máximo, tiraram todas as dúvidas e permaneceram com o mesmo entusiasmo do início ao final do encontro. Ainda foi bom demais, ver os que possuem maior habilidade com os equipamentos compartilhando e dando mão aos colegas que estavam dando os primeiros, e apreensivos, passos.

Por fim, fomos brindados com uma excelente apresentação das nossas atividades referentes ao carnaval.

Parabéns a todos que fizeram deste encontro um momento de troca de conhecimento, ideias e solidariedade.

6 comentários:

  1. Fiquei muito feliz de ver o entusiasmo dos participantes,nem sempre conseguimos sentir tamanha motivaçõa nos educadores, ainda mais no sábado.
    Valeu, estamos de parabénsssssssssss.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa atividade. Ver o envolvimento e a motivação da equipe para utilizar esses recursos com mais autonomia foi muito bom. Com toda certeza vamos otimizar o uso de todos esse recursos.

    ResponderExcluir
  3. Que bom poder contar com equipamentos de ponta para dinamizar a sala de aula! Agora mãos à obra!!! não podemos deixar o trem passar!!!!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito feliz com a iniciativa da equipe, de estar nos motivando a utilizar os recursos que existem na escola, dando nos condições de dinamizar nossas aulas, tornando-as mais prazerosa e diferente. Valeu o esforço de sair de casa em pleno sábado!!!

    ResponderExcluir
  5. Essa formação foi mesmo muito oportuna, pois hoje em dia temos que estar ligados nos equipamento e tecnologias para melhorar cada vez mais o desempenho acadêmico dos educandos.

    ResponderExcluir