segunda-feira, 21 de março de 2011

Planejamento do Programa Escola Aberta

A diretoria da escola, o professor comunitário, coordenador escolar e os (as) oficineiros (as) realizaram do dia de hoje, 19 de março de 2011, turno manhã, o planejamento mensal das atividades do Escola Aberta nessa unidade de ensino.

Como forma de fazer valer a interação entre as ações do Programa com as da escola regular e de outras entidades ou instituições públicas e/ou privadas, as quais tenham objetivos identificados com o processo de socialização da construção de uma cultura de paz e a formação para o exercício pleno da cidadania, o programa Escola Aberta e a escola Prof. Durmeval Trigueiro Mendes definiram como tema de trabalho: Responsabilidade Social, Prevenção à Dengue e Cuidados com a Saúde da Mulher.

Os trabalhos foram iniciados às 8h30, com a apresentação do grupo de hip hop e prosseguiram com a palestra: SAÚDE DA MULHER E PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, proferida pela médica do PSF/Rangel III - Alice. Cerca de 40 pessoas participaram da exposição que contou com demonstração de objetos representativos de corpos masculinos e femininos para a orientação a respeito de higiene corporal, utilização correta de preservativos anticoncepcionais, esclarecimentos sobre as diversas doenças sexualmente transmissíveis e como elas afetam a vida do paciente. Além disso, a médica chamou a atenção para a necessidade de que cada pessoa conheça bem o funcionamento de seu corpo.

Ainda como elemento introdutório do planejamento específico de cada oficina pedagógica, o agente de saúde, coordenador dos agentes ambientais no bairro do Rangel, realizou uma palestra sobre PREVENÇÃO À DENGUE. Com a apresentação de um vídeo, ele expôs desde o processo de reprodução do mosquito transmissor, até os cuidados que cada um deve tomar para evitar a reprodução do inseto e, logicamente, a dengue.

As palestras foram seguidas de debates, revestidos de motivação e interesse de cada participante do evento. O que nos deu segurança de que a escolha do tema foi, certamente, correta e também nos mostrou a necessidade de continuidade do processo educativo referente à saúde integral, especialmente, concernente ao conhecimento da sexualidade de cada pessoa da comunidade escolar e a vivência sadia das relações sexuais.

Ao final, a diretora Ana Lúcia Pedrosa e o professor comunitário Enildo da Paixão agradeceram as participações dos profissionais da saúde e os convidaram para outras atividades que deverão ser realizadas na escola em parceria com eles e demais pessoas dos PSFs do Rangel e do Cristo.

O planejamento continuou com o plano de trabalho específico de cada um dos oficineiros para o período de 12/03 a 09/04 de 2011 e com o planejamento geral da coordenação, da diretoria da escola e do professor comunitário para o prosseguimento das atividades educacionais e comunitárias sobre a Prevenção à dengue e os cuidados com a saúde da mulher. Sobre isto, ficou decidido que os dias 01/04 e 02/04 serão destinados a atividades de mobilização na escola e na comunidade do Rangel, respectivamente. Tudo, antecedido de palestras, debates e exposições com educadores e educandos no interior da escola. No dia 02, às 15h, uma caminhada com todos os que fazem o programa Escola Aberta, a comunidade escolar e pessoas das comunidades circunvizinhas será o ápice desse processo de formação. Recomenda-se a participação de todos e de todas interessados (as) na educação para saúde integral - cidadania na educação. É fundamental que as pessoas tragam cartazes, bandeirolas, instrumentos de percussão, apitos, usem roupas brancas e, para quem possui, a bicicleta é um bom atrativo.

O encerramento dos trabalhos foi antecipado pelo informe de que no dia 09/04 acontecerá a próxima reunião de planejamento do programa Escola Aberta neste mesmo local. Só que desta vez, no turno da tarde.

João Pessoa, 19 de março de 2011.

Ana Lúcia Pedrosa Costa (Diretora)

Enildo da Paixão Rodrigues (Professor comunitário)

Leandro Charles da S. Oliveira (Coordenador)

Contribuição do Professor Comunitário do Programa Escola Aberta, Enildo da Paixão Rodrigues

sexta-feira, 18 de março de 2011

1º dia de aula 2011

Check out this SlideShare Presentation:
1º dia de aula 2011
View more presentations from emefpdtm.
Vejam as fotos do nosso primeiro dia de aula na Escola Durmeval.
O entusiasmo de todos, apesar das expectativas inerentes ao 'como vai ser', é contagiante.
Aproveitamos para agradecer o empenho de todos os profissionais da escola para que este momento fosse tão significativo.
Continuaremos de mãos dadas para mudar e melhorar a Educação em nossa escola, cidade, estado, país e, por que não dizer, no mundo.
Avante!

terça-feira, 15 de março de 2011

Otimização de recursos multimídia

Estivemos reunidos neste sábado (12/03/2011) para o nosso planejamento mensal, que teve como objetivo promover a otimização dos recursos multimídia existentes na escola.

Conhecer os equipamentos e aprender a manuseá-los é o primeiro passo para utilizá-los, enquanto recursos pedagógicos extremamente atrativos, para dinamizar nossas aulas e consequentemente prender a atenção da meninada.

Os equipamentos foram dispostos no laboratório para que todos tivessem conhecimento do que existe, em termos de recurso multimídia, na nossa escola para despertar e melhorar o ensino e a aprendizagem de nossos alunos. Em seguida foi solicitado que cada participante escrevesse um pouco sobre suas dificuldades relacionadas aos recursos multimídia. Diante disto, e em virtude da grande quantidade de equipamentos, priorizamos a utilização do projetor de imagem e retroprojetor para a aula expositiva, uma vez que a dificuldade com estes equipamentos foi a mais citada pelos profissionais nos seus relatos.

O professor Simão mostrou através de slides e ‘in loco’, diversos equipamentos e formas de colocá-los em funcionamento, apresentando questões técnicas quanto ao funcionamento dos equipamentos, como voltagem, conectores, capacidade, cabos, manuseio, etc. Neste momento todos aproveitaram para esclarecer suas dúvidas e compartilhar sua familiaridade com alguns dos equipamentos, como a professora Elizabete que deu um show no uso do retro-projetor.

Hora de botar a mão na massa e ver tudo o que aprendeu. A parte prática. O grupo foi dividido em equipes e lançado o desafio: Ligar o notebook, caixa amplificada e projetor de imagens no menor espaço de tempo. Foi bom ver que muita gente perdeu o receio de manusear o equipamento, que ia do medo de quebrar ou danifica-lo ao de machuca-se com eles. Bom ver que todos aproveitaram o máximo, tiraram todas as dúvidas e permaneceram com o mesmo entusiasmo do início ao final do encontro. Ainda foi bom demais, ver os que possuem maior habilidade com os equipamentos compartilhando e dando mão aos colegas que estavam dando os primeiros, e apreensivos, passos.

Por fim, fomos brindados com uma excelente apresentação das nossas atividades referentes ao carnaval.

Parabéns a todos que fizeram deste encontro um momento de troca de conhecimento, ideias e solidariedade.