sábado, 11 de agosto de 2012

Projeto combate o bullying na escola trabalhando a afetividade e os valores

             O Projeto Bullying: Vivenciando afetividade no ambiente escolar objetiva desenvolver e vivenciar ações concretas e reflexivas acerca da importância dos valores, com vistas à diminuição dos conflitos entre educand@s, bem como combater possíveis comportamentos de bullying no ambiente escolar ampliando as possibilidades de cooperação e de interação nos vários contextos onde são inseridos, trabalhando com os educandos dos três turnos oficinas pedagógicas, palestras de sensibilização que trabalhem os valores e fomentem a troca da afetividade.

São desenvolvidas nas salas de aula dos três turnos, ciclos de palestras e conversas com os alunos sobre comportamentos que podem se caracterizar como sendo bullying.


             O trabalho das psicólogas e dos professores, numa ação interdisciplinar, consiste em levar para as salas de aula, este tema tão importante hoje em dia nos ambientes escolares.


 Uma das turmas que participaram do ciclo de palestras foi a turma do 4o ano.

Outra ação de combate ao bullying na escola, que é feita de forma interdisciplinar são as rodas de leitura, onde são trabalhados no projeto de leitura, as histórias contidas nos livros paradidáticos. Para realizar a culminância do 1o semestre foram lidos livros sobre valores e convivência saudável, para ao final, os alunos escreverem seus próprios textos, a respeito do tema. 

Na Mostra Interdisciplinar de Leitura 2012, foi publicada uma breve coletânea de textos, contendo o que dizem os nossos alunos sobre o bullying. 
E os alunos do Programa Mais Educação construíram cartazes sobre o tema, que também foram expostos na Mostra de Leitura da escola


Vamos ler alguns textos escritos pelos alunos:

Bullying

O bullying é um ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo. Normalmente é praticado por pessoas mais velhas ou por pessoas que se sentem superiores às outras. Os indivíduos que praticam bullying têm como objetivo intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender. Bullying é um comportamento agressivo e negativo, executado repetidamente.
             Quando alguém chama nomes ou insulta outra pessoa repetidamente, trata-se de bullying psicológico. Quando alguém dá um ponta pé em outra pessoa, estamos falando de bullying físico. Em minha opinião, o bullying é um ato de pura imaturidade. Só as pessoas que se acham melhores fazem esse ato de covardia.
            Mas o bullying não cresce do nada; os praticantes podem sofrer desses tipos de agressões em casa ou na escola, pelos próprios pais ou professores. Muitas vezes essas pessoas também foram vítimas de bullying. As vítimas ficam com medo e não dizem a ninguém. Depois, no dia seguinte, repete-se e assim, sucessivamente. Por isso, estejamos atentos. (Juan Marinho Vaz – 4º ano A)

O bullying pode causar traumas 1

            Bullying não é brincadeira. É uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos, contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bullying. (Mayara Beatriz de Souza Santana – 4º ano A)

O bullying pode causar traumas 2

            Bullying é uma palavra de origem inglesa. Ela define o desejo de uma pessoa maltratar e intimidar.
            O agressor abusa do poder. Aterroriza, manipula, agride as pessoas indefesas e mais fracas. As vítimas de bullying são pessoas com baixa auto-estima, tímidas, inseguras, de pele escura, magras, gordas etc. Os que mais sofrem bullying são as crianças, principalmente dentro da escola. (Jamilly Teófilo da Silva-4º ano A)

Brincadeira de mau gosto
            Tem amigo que não sabe brincar. Só sabe bater e xingar. Fico até na dúvida se é realmente amigo, pois amigo não faz isso. Amigo dá carinho, amizade, abraço. Não faz maldade. Tem gente que só faz brincadeira de mau gosto: apelida, morde, empurra, chuta. Isso é para parecer que é valentão. Na verdade, não passa de uma pessoa medrosa, que ameaça os outros para ser “forte”. Não gosto de gente assim. Quem faz isso está praticando bullying. Essa é uma brincadeira de mau gosto, que pode causar até a morte de outras pessoas. (Amanda Lima Barbosa – 4º ano B)

Não devemos praticar bullying

            O bullying não deve ser praticado, porque não é brincadeira e pode não acabar bem. O bullying é: judiação, brigas e muito terror. Com as brigas nada pode acabar bem. Alguma pessoa pode sair ferida.
            O bullying também pode levar uma pessoa a matar e parar na cadeia. Também pode levar a pessoa a cometer suicídio. Assim, o prejuízo fica para as famílias, principalmente para as mães. (Maria Eduarda Silva Patrício – 4º ano B)

Bullying não é brincadeira

O bullying não é brincadeira
Porque apelido é feio
Não fique chamando
Ninguém de feio

Por causa do bullying
Você também pode
Matar, morrer
Parar na cadeia

Não xingue ninguém
Com palavras feias
Palavras duras
Porque é bullying 
(Glauciene Soares de Andrade – 4º ano B)


Por favor

Hoje na escola, a psicóloga foi na minha sala conversar sobre o bullying. Eu ontem fiz um erro: minha amiga fez um desenho de uma boneca feia e eu disse que era a minha colega. Na minha casa meus irmãos me apelidam de coisas que eu não gosto e na minha sala de aula tem gente que quer ser o valentão, tem gente que briga na hora do recreio, na saída e no corredor e isso é bullying, ontem foi a minha vizinha ela brigou. Tem amigo que briga na escola e deixa o colega triste e esse menino que brigou vai ser um adulto violento. (Rafaela Viegas da Cunha-4º ano C)


Bullyng – Violência Moral 1
O bullying é uma coisa muito feia. Tem muita gente valentona, briguenta e encrenqueira. Que fica apelidando a mesma pessoa, fazendo piada de mau gosto, gozações e brincadeiras chatas. E pode deixar a pessoa com depressão, dor de cabeça, triste, angustiada, sentindo insegurança. Algumas escolas também têm bullyng. (Rullian Vitael Felix Galisa-4º ano C)


Bulling – Violência Moral 2
Hoje a Psicóloga veio a minha sala de aula e falou sobre bullyng. A violência moral bulling é uma atitude agressiva intencional e repetitiva. Aquele que persegue os colegas de escola sempre a vitima é a mesma pessoa. Ele é valentão, encrenqueiro e briguento, com acusações injustas, ridicularização, insultos e gozações que magoam. (Maria Cecília dos Santos-4º ano C)


Bullying
Minha aula foi muito boa porque eu aprendi sobre o bullying.
O bullying é uma violência moral, traz muitos problemas para os alunos, com apelidos de mau gosto, apelidos cruéis e constrangedores e outros. Mas traz muitos mais problemas, tipo depressão, solidão, traumas psicológicos, tristeza e até a morte. Mas podemos acabar com esta violência. Estão sendo tomadas providências. As escolas estão trabalhando para acabar com essa decepção nas escolas.  (Igor dos Santos Silva-4º ano C)

Bullying: Essa brincadeira eu não quero!

Bullying, essa brincadeira é muita chata, porque apelida como “baleia” “palito” e muito mais. Essa brincadeira eu não quero, porque é com vários apelidos que magoa. (Jaqueline Andrade da Silva-5º B)

Bullying, essa brincadeira de apelidar os outros eu “tô fora” de ficar chamando os outros de Olivia palito, de alfinete, espaguete e de burro isso é chato, você que está chamando as pessoas disso, não sente, mas quem está levando sente e isso magoa. (Raquel Conceição Marques da Silva-5º B)

O Bullying é uma coisa que ninguém deve praticar, porque é maltratar, chutar, xingar, ter racismo com outras pessoas e gritar. Isso não é legal, trás um mau para nós “crianças” Bullying: Essa brincadeira eu não quero. (Tamara Ferreira da Silva-5º B)

Bullying, essa brincadeira ninguém quer, porque essa brincadeira é muito feia, porque chama palavrão e machuca as pessaos por dentro, dizem muito isso e magoa. A gente bate nas pessoas, diz palavras absurdas e pode causar violência e até a morte. Muitas pessoas morreram. Onde queremos chegar com essas pessoas? Nós devemos tratar sobre esse mau constantemente e tomar cuidado. (Michael Estevam Tomaz de Morais-5º B)








Nenhum comentário:

Postar um comentário